ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Dentre todas as santas mulheres da Sagrada Escritura, Maria é a mulher escolhida pelo Pai para gerar seu Filho único, Jesus Cristo, Nosso Senhor. Nela encontra-se a graça benevolente de Deus, que contou com a participação livre e voluntária de Maria, que no seu “sim” mudou o rumo da história.
O “faça-se” de Maria comporta o desejo de Deus para o coração da mulher de hoje, que precisa corresponder a esse lindo dom de ser mulher que enche o mundo de beleza, ternura, sensibilidade, doação e alegria.
No “faça-se” de Maria, a beleza da dignidade da mulher é realçada pela liberdade de escolher fazer a vontade de Deus. Para a filósofa alemã Edith Stein, que se tornou Santa Benedita da Cruz, a mulher que se deixa guiar por Deus realiza o sentido profundo da feminilidade, pois tem uma intuição particular para descobrir como amar, algo próprio da mulher que pode em cada situação e adversidade amar, amar como Maria amou.
Como exemplo para a mulher, no “faça-se” de Maria os elementos da feminilidade exalam o perfume do mistério de Deus num toque suave e ao mesmo tempo forte, que deixa sua marca e faz a diferença no ordinário da vida. A ternura, a sensibilidade e a doação, que são virtudes marcantes na Virgem Maria, muitas vezes são vistas como sinônimo de fraqueza para a mulher de hoje, trazendo um grande engano que esterilizou o coração de muitas. Em Maria podemos fazer um caminho de retorno à originalidade porque o amor feminino é capaz de florescer em qualquer deserto, mesmo que não chova.
Maria recebeu de Deus a graça de restaurar o coração da mulher que no caminho deixou para traz a essência que faz o perfume do mistério de Deus, a feminilidade. Que o Espírito Santo de Deus nos ajude a sermos mulheres como Maria.
Comments0