No domingo do Bom Pastor, dia 08 de maio, às 19h, na Paróquia Nossa Senhora Medianeira, em Eldorado do Sul, ocorreu a Profissão Solene do Lucas de Melo Pires, O.Carm. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Prior Provincial, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm, e concelebrada pelo conselheiro para formação Frei Fernando Bezerra, pelo pároco Frei Alejandro Rocha e Frei Eduardo Ferreira.
Na presença do povo de Deus e dos confrades, o neo-professo se consagrou todo e inteiramente a Deus para viver com verdadeiro ardor o seguimento de Jesus sob o impulso do carisma Carmelitano. Rogamos a Santíssima Virgem que com sua materna proteção sempre o guarde e o conduza.
Na homilia, o provincial falou da radicalidade evangélica.
“A consagração só tem sentido quando é colocada a serviço da comunidade, como o Cristo, o Bom Pastor. Nós fomos apresentados a essa radicalidade total do Bom Pastor, tivemos e temos em nossa formação a base histórica e espiritual para darmos com segurança esse passo do definitivo. Esse itinerário não fazemos a esmo, mas em passos concretos para segui-lo. Escolhemos como Profeta Elias e Nossa Senhora o caminho da cruz, a cruz que nos leva a Ressurreição. Hoje você professará suas promessas, para percorrer com mais liberdade e radicalidade, este chamado, através dos conselhos evangélicos tornará-se um sinal de contradição para o mundo. Para um mundo que valoriza as riquezas e onde a ganância move os corações, o religioso é chamado a fazer um voto de pobreza. A obediência marca o segundo voto seguindo os conselhos evangélicos. Jesus se encarnou e mesmo sendo Deus foi obediente até a morte e morte de cruz. Por fim, a castidade é o terceiro voto observado pelos conselhos evangélicos. O Deus do Reino e o Reino de Deus são a referência fundamental e o horizonte global do nosso celibato e de toda a existência cristã.”
Comments0