“‘Vós sois todos irmãos e irmãs’
é palavra de Cristo, o Senhor;
pois a fraternidade humana
deve ser conversão e valor.
Seja este um tempo propício
para abri-nos, enfim, ao amor!”
(Hino da Campanha da Fraternidade 2024)
Anualmente, a Igreja no Brasil promove a Campanha da Fraternidade (CF), um período especial durante a Quaresma no qual as comunidades são convidadas a refletir, rezar e se comprometer com uma realidade específica do nosso país. Em 2024, o tema proposto é “Fraternidade e amizade social”. Esse tema é desenvolvido a partir de um eixo norteador de reflexão, apresentado com o lema inspirado no Evangelho de Mateus: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
A temática da convivência fraterna é uma constante nos evangelhos. Jesus insiste incansavelmente em nos mostrar que somos todos irmãos e irmãs, basta recordamos a parábola do samaritano, na qual Jesus nos questiona sobre quem é o nosso próximo, o mandamento deixado por Ele e descrito no Evangelho de João, “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 13,34) e o discurso sobre aqueles que herdarão o Reino dos Céus pois estiveram atentos ao cuidado aos famintos, sedentos, estrangeiros, desnudos, presos e doentes (cf. Mt 25,31-46).
Inúmeras são as vezes em que Jesus nos recorda da nossa condição de irmãos. É importante recordar que em nossas orações diárias nos colocamos na presença do “Pai nosso”, assumindo para nós a filiação divina e, portanto, irmãos de todos os demais filhos de Deus.
Para aprofundarmos a reflexão sobre essa filiação, a Igreja no Brasil nos convida a refletirmos de modo mais profundo, nesta Quaresma, sobre esse tema, sobretudo porque é um tempo propício para renovar nossa fé e nosso compromisso com os ensinamentos de Jesus, especialmente no que diz respeito ao amor ao próximo e à construção de um mundo mais justo e fraterno.
O tema da Campanha da Fraternidade 2024 – “Fraternidade e amizade social” – e o lema – “Vós todos irmãos e irmãs” – fazem-nos refletir sobre a importância de reconhecermos em cada pessoa um irmão ou uma irmã. Somos todos parte de uma única família humana, criados à imagem e semelhança de Deus e, portanto, chamados a viver em comunhão e solidariedade. A fraternidade e a amizade social nos convidam a superar as divisões, as injustiças e as indiferenças e a construir um mundo onde todos tenham dignidade e direitos garantidos.
Na Carta Encíclica Fratelli Tutti, o Papa Francisco nos convida a olhar para o exemplo do bom samaritano, que não se deteve diante das diferenças, ele agiu com compaixão e amor pelo próximo. Assim também somos chamados a agir, estendendo a mão a quem precisa, promovendo a justiça e a paz e construindo pontes de diálogo e entendimento. A Igreja nos convida a vivermos essa experiência de fé e conversão, a abrir-nos à graça de Deus e à construção do Reino de Deus na Terra enquanto não o alcançamos em plenitude.
Neste Tempo Quaresmal somos convidados a renovar nossa relação com Deus e com os irmãos e irmãs que caminham ao nosso lado. Por meio da oração, do jejum e da caridade podemos fortalecer nossa fé e nosso compromisso com o Evangelho. A Quaresma nos convida a sair de nossa zona de conforto, a nos colocarmos no lugar do outro, a reconhecermos nossas falhas e a nos empenharmos em viver de acordo com os ensinamentos de Jesus.
Que esta Quaresma seja para nós um tempo de renovação espiritual, de conversão do coração e de compromisso com a fraternidade e a amizade social. Que possamos nos tornar verdadeiros instrumentos de paz e de amor, seguindo o exemplo de Jesus Cristo, que nos ensinou a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Que a Campanha da Fraternidade 2024 seja um convite a vivermos em comunhão com todos os nossos irmãos e irmãs, construindo juntos um mundo mais humano, justo e fraterno.
Comments0