“Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia…ali ofereceram-lhe um jantar” (Jo 12,1-2)
A Liturgia da Palavra de hoje nos conduz a uma reflexão do tema central desta Semana Santa: a doação de vida do servo de Deus.
Deus se alegra na ação daqueles que servem. Agir conforme a vontade de Deus é ser paciente, é ser perseverante, sem esmorecer diante das dificuldades, pois, quem age conforme a vontade de Deus não vive reclamando nem se exalta ou se estressa por coisas pequenas, mas conduz tudo com firmeza e segurança. E tudo isso nós aprendemos com Jesus, Ele nos ensina como nós devemos servir ao próximo. Vivemos isso na ressurreição de Lázaro e tantos outros momentos em que Jesus serve ao próximo.
E, hoje, porém, Ele é servido por Marta, hoje, Jesus é ungido. Marta que unge os pés de Jesus já como uma profecia da Sua Paixão, da Sua Morte e da Sua Ressurreição. É um ato profético carregado de muitos significados que nos ajudam a entender e a viver os mistérios pascais.
Jesus está ali, no jantar com seus amigos — Marta, Maria e Lázaro —, e é um jantar de gratidão. Foi a forma que esses amigos encontraram para agradecer Jesus pelo ato de ter ressuscitado Lázaro, mas o gesto de agradecimento não se resume somente ao jantar, existe, ali, algo mais simbólico: o ato de Maria derramar o perfume aos pés de Jesus, um perfume caríssimo, o qual ela ungiu e, depois, ali, enxugou com seus cabelos. O Evangelista diz que a casa ficou toda perfumada.
Quando nós praticamos atitudes como essa de agradecimento a Deus, emana-se do nossos gestos esse odor que contagia o mundo inteiro, porém, nós vemos também a inveja de Judas que critica essa ação. Judas que tem o seu coração tão fechado, que foi capaz até mesmo de vender a Jesus por trinta moedas, mas o gesto de Maria foi superior, Maria soube agradecer ao Senhor, soube se derramar aos pés do Senhor. E Maria nos ensina, com o seu gesto, o verdadeiro acolhimento. Quem ama oferece o melhor de si; quem ama dá o melhor de si.
Que os nossos gestos, meus irmãos, que as nossas atitudes concretas de amor também possam demonstrar a nossa gratidão a este Deus que deu a vida por nós.
FONTE: Canção Nova
Comments0