O encontro, que acontece a cada três anos, tem como objetivo, segundo Frei Petrônio de Miranda, O.Carm., Delegado Provincial para a Ordem Terceira, estreitar os laços fraternos e marianos aos pés de Nossa Senhora. “Por isso nos encontramos de três em três anos para celebrar – em comunidade – a nossa caminhada através da partilha e do aprofundamento de um determinado tema”.
O religioso destacou que a Província de Santo Elias abrange uma área muito extensa do Brasil, com 37 Sodalícios da Ordem Terceira do Carmo.
Sobre a importância do tema para a caminhada dos Sodalícios, Frei Petrônio afirmou:
“Um dos maiores desafios, não apenas para o Carmelo, mas para os diversos grupos da Igreja, é a vivência da fraternidade. Porém, não é uma fraternidade passageira de amizade ou de festas, mas centralizada em Jesus Cristo. Por isso no tema trazemos ’em Obséquio de Jesus Cristo’. Óbvio que todos os grupos; novas comunidades; ordens e congregações religiosas, têm Jesus como centro, mas às vezes esquecemos dessa espiritualidade fraterna-criptológica e nos transformamos em grupos de amigos, ONGs ou associações, e daí perdemos a mística, em nosso caso, carmelitana.”
A programação no sábado (03/08) teve início na parte da tarde, às 14h, com a recitação do Terço meditado, sob a coordenação de Ir Marlene Nunes, Priora do Sodalício de São José dos Campos (SP), e Ir Fátima Santos, Priora do Sodalício de Jacareí (SP) . Em seguida houve uma conferência do Frei Carlos Mesters, O.Carm., que falou sobre a temática do encontro: “A Fraternidade em obséquio de Jesus Cristo”. Depois, os participantes ouviram um testemunho sobre “A experiência Fraterna no Carmelo da Bolívia”, feita por leigos da Ordem Terceira do Carmo da Bolívia. Houve ainda procissão até a Basílica e celebração da Santa Missa, presidida pelo Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, O.Carm.
No domingo (04/08) a primeira atividade foi a celebração da Santa Missa no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, houve a apresentação dos Priores e Prioras, acolhida do 38º Sodalício (Saquarema – RJ) e do 39º Sodalício (Campo Lindo – SP). Depois, os irmãos ouviram as conferências “A fraternidade no mundo: Experiências do Congresso Internacional da Ordem Terceira do Carmo de Roma”, proferida por Ir Alzira Marques, Priora do Sodalício de Unaí (MG), e Ir Valcir Neida, da Comissão Provincial e Prior do Sodalício de Osasco (SP); “Viver em obséquio de Jesus Cristo nos Sodalícios da Ordem Terceira do Carmo”, pelo Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier; “A fraternidade e a missão no Carmelo”, por Frei Petrônio de Miranda; e “A fraternidade na Província Carmelitana de Santo Elias – 300 anos”, por Frei Adailson dos Santos, O.Carm.
Houve, ainda, oração e fraternidade, sob a orientação de Frei Carlos Mesters. O encerramento do Congresso aconteceu às 12h, com a palavra de Frei Petrônio e do Ir Paulo Daher.
Confira as fotos (clique na imagem para ampliar):
Comments0