Neste dia 9 de agosto, Frei Paulo Gollarte, O.Carm, celebra 90 anos de vida! E para a Província Carmelitana Fluminense é uma grande alegria comemorar esta data especial na vida do frade. Atualmente, Frei Paulo é Prior do Convento São José e está servindo na Paróquia Santa Teresa de Jesus, em Itaim-Bibi, São Paulo. Em comemoração a data, acontecerá uma missa em Ação de Graças às 19h30, que será transmitida pelo canal do youtube da paróquia. Este ano é ainda mais especial, pois o frade também celebrou 70 anos de ingresso na Ordem.
Nascido no bairro da Moóca em São Paulo no ano de 1932, filho de Manuel Gollarte e de Maria Pellaro, Frei Paulo estudou no Colégio Santo Alberto dos Padres Carmelitas, na Bela Vista, quando foi se afeiçoando cada vez mais à Igreja.
Desde criança, sonhava em celebrar no altar da Basílica Nossa Senhora do Carmo. Assim, ingressou no Seminário do Carmo em Itu e, em 7/07/1957, foi ordenado sacerdote na Capela do Colégio Internacional Santo Alberto em Roma, onde esteve para terminar os estudos de Teologia.
Na Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, fez o mestrado com a tese “A nacionalização na doutrina social da Igreja”. Também em Roma defendeu a tese de doutorado com o título “Migração e Família”. Estagiou em Portugal no exercício da pesquisa de campo entre as famílias ali residentes para estudar o impacto da emigração sobre a unidade familiar, em especial no fluxo migratório Portugal-Brasil.
Por dois triênios 1988-1990, 1997-2002, consecutivos foi eleito Superior Provincial da mesma Província e do Comissariado geral de Portugal. No sexênio de 1990 a 1996, foi nomeado pároco da Paróquia de Santa Teresa de Jesus e Coordenador das paróquias do Setor Jardins, na Arquidiocese de São Paulo. Frei Paulo é atualmente Prior da Paróquia Santa Teresa de Jesus, no Itaim Bibi.
Em 2014 foi eleito já com 83 anos de idade, terceiro conselheiro do governo da Província Carmelitana de Santo Elias. Em 2015 foi perito do provincial para a congregação das províncias em Fátima, em Portugal.
É autor de livros, artigos para revistas e editorais. Membro da Academia Teresopolitana de Letras, tem publicado os livros: “Teresópolis: Dimensões de uma joia”; “Pensando em Voz Alta”; “Quando dizer não é preciso”; “Oremos com Maria” em co-autoria com Frei Claudio van Balen e 3 volumes de suas homilias – “Deus Compromete – Ciclo A”; “Deus tem a Palavra – Ciclo B”; “À escuta de Deus – Ciclo C”.
“Não posso dizer que passou qual um vente, porque tudo é vivido dia a dia. Muitas foram as transformações da vida religiosa e da vida carmelitana. Posso garantir que a aragem ou o tufão do Concílio Vaticano II trouxe grandes transformações: um um vento de primavera. Levou-me a reconhecer mais a fundo a vida religiosa que professei. A Ordem do Carmo foi muito receptiva à atualização aos novos tempos. Foram várias ondas que movimentaram este processo e, reconheço sinceramente, que a a atual corresponde bem ao que o livro do Apocalipse chama a volta ao primeiro amor” partilhou Frei Paulo Gollarte, O.Carm, na ocasião dos seus 70 anos de Ordem.
“Fico muito feliz em poder mandar para você este abraço de parabéns para celebrar, junto com você, o seu aniversário de 90 anos de vida. Estamos juntos há muitos anos, na mesma estrada, na mesma vocação, desde o seminário em Itú, no século passado, até hoje, passando pelo noviciado em Mogi das Cruzes, pelo estudo da filosofia em São Paulo, pelo estudo da teologia e pela ordenação sacerdotal em Roma. De retorno em Brasil, até hoje, mesmo em lugares diferentes, mas sempre procurando viver o mesmo ideal de vida. E agora, amanhã, juntos, nós dois podemos celebrar e agradecer a Deus pelos 90 anos de vida que Ele nos permitiu viver. Peço a Deus que lhe dê muita paz e saúde. Agradeço a Deus todo o bem que pude receber de você ao longo destes anos todos, desde as aulas de português no seminário de Itú e tanta amizade que alargava meu horizonte da vida. Meus parabéns e muito, muito obrigado por tudo! Deus lhe pague! (Frei Carlos Mesters, O.Carm)
“A família Santa Teresa está em festa. Comemorar 90 anos de vida é uma verdadeira dádiva de Deus. A sua vida é um presente para toda a comunidade Santa Teresa de Jesus. Agradecemos a Deus por ter colocado uma pessoa tão iluminada em nossos caminhos. Suas homilias, seus conselhos, suas palavras de amor confortam o coração de cada paroquiano presente ou mesmo distante. Além de guia espiritual, o senhor também é um grande amigo desta comunidade. Por isso, no dia de hoje, pedimos a nossa padroeira Santa Teresa de Jesus que continue te guiando e abençoando para que possas orientar suas ovelhas no caminho certo. São os votos da Família Santa Teresa” (Erika Carvalho, paroquiana)
“Conviver com frei Paulo significa partilhar a vida com um homem que é, ao mesmo tempo, irmão, pai, companheiro de trabalho, mestre, conselheiro e, acima de tudo, modelo de como se deve viver, como frade, a consagração religiosa e servir, como sacerdote, o Povo de Deus que é a Igreja. Devo muito de minha vocação, consagração e ministério sacerdotal a este confrade que no dia 09 de agosto completa 90 anos de vida (além de 70 de profissão religiosa na Ordem do Carmo e 65 de ministério sacerdotal). Frei Paulo, no entanto, jamais me “cobrou” por esta dívida, verdade seja dita. Suas “exigências” emanam do testemunho de vida, que questiona e compele à vivência radical do Batismo e à ação pastoral e evangelizadora quem, como eu, tem a graça de conviver e servir ao seu lado. Do vale de minhas imperfeições, procuro honrar tão elevado testemunho. Parabéns, frei, e muito obrigado por tantos benefícios que, com a ajuda da graça de Deus, o senhor tem feito a mim, à Paróquia Santa Teresa de Jesus, à Província, à Ordem do Carmo e à Igreja. Fervorosamente imploro ao bom Deus para que, por intercessão de Nossa Senhora do Carmo e Santa Teresa de Jesus, lhe recompense com muita saúde, paz e plenas condições para seguir desempenhando a missão que Ele lhe confiou. Feliz aniversário! Deus abençoe o senhor hoje e sempre. Amém.” (Frei Atanael Lima, O.Carm)
Comments0