Sou Catequista Sou Catequista
  • COMUNIDADE
  • Atividade
  • Catequistas
  • Grupos
  • Fóruns
  • CONTEÚDO
  • Artigos
  • Eventos
  • Cursos
    • Todos os Cursos
    • Formadores
    • Tornar-se um Formador
  • Lojinha
    • Todos os produtos
    • eBooks
    • Livros
    • Artigos religiosos
    • Minha Conta
  • INSTITUCIONAL
  • Quem somos
  • Avisos Legais
  • Contato
No results found
View All Results
Sou Catequista
  • Conectar
  • Inscrever grátis
  • Imperdível
“Conjunto de Bonecos de Pelúcia da Sagrada Família – Presépio Natalino” has been added to your cart. View cart
  • Pingente Berloque Nossa Senhora – Diversos modelos (Prata 925)

    R$ 59,90
    Select options This product has multiple variants. The options may be chosen on the product page

Membros

Novos | Ativo | Popular

Grupos

Novos | Ativo | Popular | Ordem alfabética
Formação
22/12/2015

Luz do alto

0
0

gerard-van-honthorst-adoration-of-the-shepherds-nascimento-de-jesus-cristo - CópiaJesus, anunciado pelos profetas e enviado pelo Pai, veio trazer-nos a luz do alto para nos dar oportunidade de enxergar o que está acontecendo dentro do ser humano, na sociedade em geral e na natureza. Quem está acostumado a viver na escuridão, não é capaz de vislumbrar a configuração dos seres a seu redor. Mas o ser humano às vezes carece também dos outros sentidos, além da visão. Por isso, a luz trazida pelo Filho de Deus é curativa de todos os sentidos, para que o ser humano se perceba e note também os outros como filhos de Deus. Antes da vinda do Menino-Deus a total escuridão pairava na caminhada humana. Agora, quem se deixa curar por Ele é capaz de se perceber na história como pessoa, na sua dignidade de regenerada e feliz. Os percalços da caminhada são apenas meios de nos colocar humildes, assumindo a verdade de nossos limites e considerando a grandeza de Deus, que nos faz superar tudo na convivência da justiça e do amor.

O Natal de Jesus nos dá a certeza de que não temos apenas uma criança humana nascida entre nós. É um Deus que se faz humano para nos divinizar e no elevar à categoria de filhos do Criador. Por isso, tudo o que é desordem, agressão à natureza e ao semelhante – as guerras, as explorações de uns sobre outros, as injustiças, as discriminações, as exclusões sociais e o desrespeito à dignidade da vida, da família e dos deixados de lado – será modificado pelos que aceitam a luz de Cristo, saneadora do coração humano para que ele produza vida e não morte.

Como é bom celebrar o Natal com a experiência pessoal e comunitária dessa nova Luz que vem do alto, e modifica completamente nosso visual da vida, para a prática da nova convivência. Esta será humanizada pelo divino que se torna também humano. Precisamos ser mais humanos nesta terra que Deus nos deu para dela cuidarmos com carinho, fraternidade e justiça. Somente teremos paz quando aceitarmos essa luz que nos faz enxergar a vida com os olhares do Cristo que vai à nossa frente, mostrando o novo caminho de solução para a problemática existencial!

De agora em diante teremos uma vida diferenciada porque deixamos o Emanuel nascer dentro de nossos corações, lares e sociedade. Não se trata simplesmente da comemoração de um aniversário com guloseimas e ares externos de enfeites. O Natal de Jesus é compromisso de vida, iluminada com seu amor, seu exemplo e sua doação de vida, submetendo-se a tudo o que é humano, menos o mal, para nos fortalecer na dinâmica do amor, do altruísmo e da prática das virtudes, baseado na justiça misericordiosa. Esta nos faz imitar o exemplo de Jesus, que nos dá simplesmente o que merecemos, mas o que precisamos. O perdão é essencial. O serviço ao outros nos humaniza e nos faz viver na filiação divina de adotados, mas considerados realmente como filhos.

Nossa alegria com a vinda de Deus humanizado é incomensurável: “O povo que andava na escuridão viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade” (Isaías 9,1-2).

Por Dom José Alberto Moura – Arcebispo de Montes Claros (MG)

0
0
Equipe Sou Catequista
Dedicados a apoiar os Catequistas em sua missão!

Previous

Dez santos e beatos cujos exemplos nos ajudarão a viver o Ano da Misericórdia

Next

Toda criança que nasce é uma esperança para o amanhã

Leia mais

Artigos

Papa: A fé não é “coisa de velho”, merece respeito e honra

04/05/2022
0
0
Espiritualidade

Frases de Santa Teresinha sobre a Pequena Via

01/10/2022
0
0
Formação

Oração mental ou oração vocal?

19/01/2016
0
0

Comments0

Cancel Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Copyright © Grupo A Rede. Todos os direitos reservados.
✕